Sistema de Ensino Colégio Drummond Cianorte
MATERIAL DIDÁTICO

MOSTRAR OCULTAR

Desde a década de 1990, quando entrou em vigor a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a discussão mais importante no Brasil, em termos educacionais, reside na contraposição de dois modelos: o tradicional, com base no conteúdo abstrato, e o contextualizado, com enfoque em aplicações concretas do conteúdo que estejam relacionadas ao dia a dia do aluno. A Base Nacional Comum Curricular vem,  mais uma vez, reafirmar isso. Nossos materiais foram desenvolvidos seguindo uma filosofia pedagógica que foca na contextualização sem abrir mão do conteúdo, garantindo uma excelente preparação para o ENEM nas séries avançadas, ao mesmo tempo que seguimos as competências e habilidades exigidas pelo MEC e pela BNCC.

O material didático da Eleva contempla todas as disciplinas e está dividido em Educação Infantil, com 1 volume para o Infantil 2 anos e 2 volumes para o Infantil 3, 4 e 5 anos; Ensino Fundamental I, com 4 volumes; Ensino Fundamental II, com 6; e Ensino Médio, também com 6 volumes. Dentro de cada um deles, a organização dos conteúdos padroniza a divisão dos assuntos nas aulas, além de tornar mais fácil a execução e o acompanhamento do plano de curso atual.

Educação Infantil

O material didático da Educação Infantil se baseia em projetos interdisciplinares, que contemplam: Movimento, Música, Artes visuais, Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Natureza e Sociedade.

A aprendizagem ocorre por meio de trabalho compartilhado, que promove o crescimento individual e social dos pequenos. A obra vai dos dois aos cinco anos.

O aluno, auxiliado pelas apostilas, apropria-se da escrita e faz bom uso dela. A coleção de Educação Infantil da Eleva também apresenta conceitos matemáticos cotidianos - como contagem, relações espaciais, figuras geométricas e cálculos mentais. Nossa coleção conta ainda com o livro “Alfabetizando 5 anos”, dedicado ao último ano da Educação Infantil. Nele, já trazemos a pré-alfabetização para escolas que optarem por Nele, já trazemos a pré-alfabetização para escolas que optarem por adiantar esse momento. 

No livro do professor, há todas as orientações necessárias para a organização didática das aulas, com sugestões de atividades que objetivam colaborar com a prática pedagógica. Os educadores recebem, ainda, 8 propostas para projetos no ano.

Educação Fundamental I

O objetivo central no Fundamental I é o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, intelectual, psicológico e social. É importante despertar a consciência da cidadania para formar sujeitos críticos e participativos.

Nosso material didático valoriza cada matéria - e promove a interdisciplinaridade dos conteúdos com o cotidiano escolar. Trabalhamos em torno de 3 eixos: o letramento, que desenvolve a capacidade da escrita, leitura e compreensão textual; o raciocínio matemático que, por meio dos números, aumenta a capacidade analítica; e aprendizados que desenvolvem a compreensão do mundo e tudo que o envolve.

Além disso, em consonância com a BNCC, valorizamos a educação estética e a socioemocional. Por isso, no 1º ano, os alunos encontram os boxes "A Arte e Você", que instiga a interpretação de obras de arte, e o "Momento LIV", que discute emoções a partir de situações cotidianas, sempre ligadas ao assunto do módulo.

Todos os nossos módulos de Língua Portuguesa, por exemplo, são ancorados em um gênero textual compatível com a idade e o desenvolvimento leitor do aluno, valorizando seu protagonismo no processo de leitura. Já na Matemática, enfatizamos o tratamento de informação para fazer com que, desde cedo, nossos alunos lidem com a disciplina em situações do dia a dia.

A Turma da Eleva, introduzida no Infantil, está presente também no Fundamental I. Os personagens, com diferentes personalidades, acompanham e “crescem” junto com os alunos do 1º ao 5º ano, em situações criadas para despertar o interesse e a curiosidade pelos conteúdos desenvolvidos. Eles também estão presentes, em uma versão mais velha, no material paradidático do 5º ano: uma revistinha de Mangá, um tipo de história em quadrinhos muito popular nessa faixa etária.

Educação Fundamental II

Reforçamos o raciocínio matemático, com cuidado especial na introdução de abstrações e generalizações; desenvolvemos a linguagem, por meio de uma interconexão entre gêneros textuais e aspectos gramaticais; e aprofundamos o conteúdo e a contextualização dos alunos nas demais disciplinas.

Nosso material aumenta gradativamente o nível de especificidade, criando, assim, uma base sólida para o Ensino Médio. Desenvolvemos com os alunos conceitos essenciais e aplicações práticas dentro de cada disciplina, sem deixar de incentivar, também, o desenvolvimento do relacionamento interpessoal e da convivência em grupo. Além disso, em consonância com a BNCC, valorizamos a educação estética e a socioemocional. Por isso, no 6º ano, os alunos encontram os boxes "A Arte e Você", que instiga a interpretação de obras de arte, e o "Momento LIV", que discute emoções a partir de situações cotidianas, sempre ligadas ao assunto do módulo.

Valorizamos também, o uso da tecnologia como agente facilitador do aprendizado do aluno. Por isso, a partir do volume 3 de 2018, todas as séries do Ensino Fundamental II trazem, em alguns módulos, QR Codes com videoaulas sobre a matéria presente naquele módulo.

Ensino Médio

No Ensino Médio, buscamos uma preparação forte para o ENEM e outros vestibulares, além de um desenvolvimento integral do jovem por meio de uma formação ética e autônoma.

Nessa etapa, fazemos associações diretas às competências do ENEM e contextualizamos teoria e exercícios, ajudando o aluno a compreender de forma mais concreta o mundo que o cerca. O conteúdo do material prioriza o respeito pelos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, ético e cultural da sociedade global. Na 3ª série do Ensino Médio, o aluno tem acesso, dentro do material didático, a QR Codes que o direcionam a videoaulas do conteúdo contemplado naquele módulo, maximizando e complementando seu estudo. A partir do volume 3, 1ª e 2ª séries também contam com esse artifício facilitador do estudo.

Material Complementar - Livro ENEM

Criado em 2015, o Livro do ENEM, comercializado separadamente, é um sucesso nas nossas escolas. O grande diferencial desse material é a forma como ele foi compilado: com base em análise estatística. A Eleva realizou um estudo em cima de todas as questões entre 2009 e 2017 – e levantou os 10 assuntos mais abordados dentro de cada disciplina compilada pelo Exame.

No livro, abarcamos 80% de todos os conteúdos já cobrados pelo Enem. E não pensamos apenas nos tópicos que deveriam ser englobados, mas também na melhor forma de passar o conhecimento adiante. Portanto, cada início de capítulo desse material traz textos que motivam o aluno a estudar, e explicam a relevância da matéria, por meio de exemplos que buscam referência na rotina do estudante. O objetivo é ilustrar a importância de cada assunto retratado pelo material, e como ele pode ser útil no dia a dia.